Patinagem já tem 12 Clubes e está em 4 Concelhos em São Miguel

Patinagem já tem 12 Clubes e está em 4 Concelhos em São Miguel

Num ano de ouro para a patinagem micaelense, ano em que a Associação de Patinagem de Patinagem de São Miguel organizou com excelência a maior prova Europeia da Patinagem Artística, o Campeonato da Europa que foi considerado pela WORLD SKATE EUROPE como um dos melhores de sempre, Para além da forte promoção dos Açores e do fluxo financeiro injetado na economia açoriana que foi de cerca de 1,3 milhões de euros (1.255 milhões)


 Num ano em que pela segunda vez na história da Patinagem Artística Açoriana teve a participação de um atleta no Campeonato do Mundo em França, o atleta Daniel Moniz do Clube de Patinagem de Santa Cruz que também participou no Europeu realizado em São Miguel na Cidade de Lagoa.


 Outra participação em destaque foi a do atleta Gonçalo Pereira do Clube de Patinagem de Santa Cruz na Taça da Europa de Patinagem Artística, para além das diversas medalhas conquistadas pelos atletas açorianos na Patinagem Artística, bem como a subida do Hóquei Clube de PDL à II Divisão Nacional de Hóquei em Patins.


Outro destaque é o aparecimento de um novo Clube de Hóquei Patins na Ribeira Grande que vem assim dar a possibilidade de um melhor quadro competitivo na ilha de São Miguel, bem com o aparecimento de mais um Clube de Patinagem Artística nos Arrifes e a descentralização da patinagem em mais um Concelho ou seja a Patinagem passa a estar representada em 4 Concelhos, Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e agora na Vila Franca do Campo.


Depois de muito investimento nos últimos anos no apoio aos clubes em 50% das inscrições, no Gabinete Médico na imagem e formação, são cerca de 25 mil euros por ano, mas que sem dúvida vale pelo crescimento da modalidade, actualmente somos 12 clubes em 4 concelhos da ilha de São Miguel (Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo) somos 561 atletas numa modalidade em que todos nos sabemos que não é de todo barata.

Em jeito de balanço e com base em várias estatísticas no seu todo e apesar de termos uma diminuição residual, a Patinagem Micaelense continua na Moda, passamos de 567 atletas para 561, ou seja menos 6 atletas do que na época anterior, divididos pelas seguintes disciplinas, Hóquei em Patins 143, Patinagem Artística 400, Patinagem de Velocidade 9 atletas e Skate 9 Atletas.

Na Patinagem Artística foi registado um aumento de 1 atleta, passamos de 399 atletas para 400, aumento este que na próxima época dá indicações de crescimento devido ao aparecimento de mais um Clube nos Arrifes e de um Núcleo no Concelho da Vila Franca, continuando assim a Patinagem Artística com uma forte divulgação.

Comparando com a época anterior o Hóquei em Patins aumentou em 11 atletas passamos de 132 para 143 atletas, este aumento dá-se devido ao trabalho de captação desenvolvido pelos Clubes bem como ao Hóquei Feminino que está sempre a crescer.


Neste momento e com o aparecimento do Caldeiras Hóquei Clube, o hóquei em Patins tem uma grande margem de crescimento, nesta altura já temos mais de 160 atletas federados que vão reflectir-se na próxima época desportiva.


Nesta especialidade para termos um crescimento ainda maior é urgente mais pavilhões adequados para a prática desta especialidade, só assim podemos aumentar mais o nº Clubes para a prática do Hóquei em Patins. Para termos uma ideia devido a grande ocupação do pavilhão Sidónio Serpa os próprios clubes existentes utilizem a mesma hora de treino para dois escalões o que é muito pouco para se realizar um trabalho de qualidade e quantidade na Formação.


Na Patinagem de Velocidade, registou-se a maior diminuição de atletas inscritos ou seja de 27 atletas passamos para 9, está difícil manter a modalidade em actividade.


No Skate mantivemos o mesmo número de atletas através do Azores Radical Clube com 9 atletas Inscritos, nesta nova especialidade estamos a trabalhar para reunir condições ao nível de treinadores, estando já agendados para o próximo ano o respetivo Curso de forma a regularizar a modalidade do Skate.

No que diz respeito a nº de atletas por Clube, regista-se o seguinte Ranking;


- Hóquei Clube de PDL – 93 Atletas – Hóquei em Patins


- Clube de Patinagem de Santa Cruz – 83 Atletas – Patinagem Artística


- Escola de Patinagem de Ponta Delgada – 82 Atletas – Patinagem Artística


- Academia de Patinagem Artística dos Açores – 74 Atletas – Patinagem Artística


- Clube de Patinagem Ribeirgrandense – 72 Atletas – Patinagem Artística


- Marítimo Sport Clube – 50 Atletas – Hóquei em Patins


- Clube de Patinagem da Vila de Capelas – 34 Atletas – 25 PA e 9 PV


- Clube de Patinagem São Vicente – 29 Atletas – Patinagem Artística


- Clube de Patinagem de São Pedro – 28 Atletas - Patinagem Artística


- Azores Radical Clube – 9 Atletas – Skate


- Ateneu Patinagem Artística Micaelense 7 Atletas - Patinagem Artística


Em relação a prática desportiva concluímos que o sexo Feminino lidera claramente a Patinagem com 412 atletas a praticar as modalidades contra 149 atletas do sexo masculino.



Sendo que por modalidade os dados são os seguintes:


Patinagem Artística – Femininos 375 e 25 Masculinos


Patinagem Velocidade – Femininos 9


Hóquei e Patins – Femininos 28 e 113 Masculinos


Skate – Masculinos 9.



Com estes números (375) a Patinagem Artística é uma das maiores modalidades em São Miguel com a prática federada no sexo feminino.



No que se refere á prática desportiva por Concelhos, Ponta Delgada lidera com 69% da prática desportiva ou seja com 386 atletas, seguindo-se a Lagoa com 15% (83 Atletas), Ribeira Grande com 13% (72 atletas) e Vila Franca com 3% ( 20 atletas).


Em relação aos atletas por escalão e no total das três especialidades da Patinagem, Conclui-se que o Escalão de Benjamins lidera com (121) Atletas, seguindo-se por esta ordem Iniciados (112), Infantis (90), Iniciação (61), Juvenis (50), Cadetes (49), , Juniores (39) e Seniores (38).

Por disciplina / Escalão concluímos o seguinte: Hóquei em Patins – Juvenis (31 Atletas), Seniores (29), Juniores (26), Iniciados (21), Infantis (13), Iniciação (12) e (11) Benjamins.

Patinagem Artística – Benjamins (107 Atletas), Iniciados (97), Infantis (76), Iniciação (50), Cadetes (48), Juvenis (15), Juniores (11) e (6) Seniores.

Patinagem de Velocidade / Skate – Iniciados e Juvenis (4 Atletas cada), Benjamins e Iniciados (3), Juniores (2) e Infantis e Cadetes (1).

No que se refere a recurso humanos, contamos com 24 treinadores Federados, sendo 13 de Patinagem Artística, 10 de Hóquei em Patins e 1 de Patinagem Velocidade.

O nosso conselho de arbitragem conta com 106 Árbitros /Juízes, sendo 66 Juízes/ Calculadores de Patinagem Artística, 21 Árbitros de Hóquei em Patins, 11 Juízes de Patinagem de Velocidade e 8 Juízes de Skate .

A nível de Dirigentes Federados, somos 27, sendo 18 do Hóquei em Patins, 10 da Patinagem Artística e 1 da Patinagem de Velocidade...

A Associação de Patinagem de São Miguel aproveita para desejar a todos os seus atletas, Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Juízes, amigos e simpatizantes, um 2019 repleto de felicidades e que cada um consiga concretizar todos os seus sonhos!!



APSM, 29 de Dezembro de 2018


Notícias Relacionadas (+)

Educação para Valores e Ética pela Prática Desportiva

Torneio Regional Apura atletas para o Torneio Nacional

Santa Cruz vence Taça Açores Patinagem Artística

EDUCAÇÃO PARA VALORES E ÉTICA PELA PRÁTICA DESPORTIVA

Marítimo SC procura revalidar o titulo Açoriano de Juvenis (HP)

Campeonato São Miguel Termina em Festa (PA)


© 2006-2019 Rui Ponte