Bandeira da Ética atribuída à APSM

Bandeira da Ética atribuída à APSM

A Associação de Patinagem de São Miguel recebeu, esta segunda-feira, com enorme orgulho e agrado, a certificação e promoção dos valores éticos no desporto, denominada Bandeira da Ética, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

A comunidade da Bandeira conta com 974 entidades registadas, sendo que actualmente estão 118 certificações emitidas em todo o país, sendo a nossa Associação uma das primeiras nos Açores com a certificação.


A implementação da Bandeira da Ética tem como objetivo certificar os valores éticos no desporto, promover as boas práticas no desporto e dar visibilidade às iniciativas e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.

Com base e avaliação em todos os pressupostos, a candidatura da Associação de Patinagem de São Miguel foi aprovada e passará a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidos pelo trabalho que desenvolve nesta área, sob o Lema “ Respeito e Igualdade”

“A Bandeira da Ética”, é um selo de qualidade na certificação e promoção dos valores Éticos no Desporto.

Para José Raimundo, Presidente da Associação “esta atribuição confere à APSM uma marca de qualidade das suas iniciativas desportivas, que deve ser potenciada em todas as suas iniciativas através da promoção dos valores éticos no desporto:

O desporto como potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos.

O potencial educativo e ético do desporto enquanto escola de vida é infindável.

A atividade desportiva deve ser desenvolvida em observância dos princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes.

A Ética Desportiva promove um desporto assente em valores e baseado no Fair-Play. Um desporto justo, leal, “limpo” e respeitador, combatendo as problemáticas associadas (Doping, Corrupção, Violência, Descriminação).”


APSM, 12 de Maio de 2020


Notícias Relacionadas (+)

4º episódio " Conversas na Associação"

PATINAGEM ARTÍSTICA EM CONVERSAS NA ASSOCIAÇÃO

HÓQUEI PATINS EM CONVERSAS NA ASSOCIAÇÃO

APSM Promove conversas online

COMUNICADO Nº 3 – COVID-19

Voto Louvor e Relatório e Contas Aprovado por Unanimidade


© 2006-2020 Rui Ponte