"Patinagem atinge o maior numero de sempre (445 atletas Federados e 145 agentes desportivos)"
Como já estamos no final de ano e em jeito de balanço a Associação de Patinagem de Ponta Delgada, concluí que no seu todo a Patinagem Micaelense aumentou o seu número de atletas, passamos de 440 atletas para 445 o maior de sempre na Patinagem Micaelense, divididos pelas seguintes disciplinas, Hóquei em Patins 133, Patinagem Artística 280 e Patinagem de Velocidade 32 atletas.
Na Patinagem Artística foi registado o maior número de atletas inscritos de sempre, superando a época de 2014, ou seja mais 10 atletas do que a época passada (270).
A Realização pela primeira vez nos Açores de um prova Nacional, a forte divulgação e trabalho dos Clubes, foi importante para o Crescimento da Patinagem Artística que com a realização marcante da Taça de Portugal de Patinagem Artística na Cidade de Lagoa conclui-se que nos três dias da competição, 24, 25 e 26 de abril, foram injetados na economia 130.000€, que provêm de passagens, alimentação, estadia, aluguer de viaturas, entre outras atividades. Foram contabilizadas a presença de mais de 4 centenas de pessoas na ilha de São Miguel, as quais em termos gerais revelaram-se maravilhadas pelo local e pela competição, o que gerou ainda um fluxo turístico futuro que não é contabilizável.
Comparando com o ano anterior o Hóquei em Patins perdeu 4 atletas em relação à época, no entanto manteve a média nos últimos 3 anos de 133 atletas.
Na Patinagem de Velocidade, registou-se uma diminuição de um atleta inscrito ou seja de 33 atletas para 32. A nível de recursos humanos nesta época foi uma forte aposta o curso de Treinadores de Patinagem de Velocidade, que contou com 13 candidatos, estando neste momento os candidatos a terminar o estágio o que nos permite sonhar com a evolução da modalidade em São Miguel..
No que diz respeito a nº de atletas por Clube, regista-se o seguinte Ranking;
• Hóquei Clube PDL – 80 Atletas – Hóquei em Patins
• Clube de Patinagem Santa Cruz – 74 Atletas – Patinagem Artística
• Clube da Patinagem Vila de Capelas – 73 Atletas (41PA e 32PV)
• Escola de Patinagem de Ponta Delgada – 71 - Patinagem Artística
• Marítimo SC – 53 Atletas – Hóquei em Patins
• Clube Desportivo Escolar Roberto Ivens – 30 Atletas – Patinagem Artística
• Clube Patinagem São Pedro – 27 Atletas – Patinagem Artística
• Clube Patinagem São Vicente – 22 Atletas – Patinagem artística
• Clube Desportivo Escolar do Ginetes – 15 Atletas – Patinagem Artística
Em relação a prática desportiva concluímos que o sexo Feminino lidera claramente a Patinagem com 279 atletas a praticar a modalidade contra 166 atletas do sexo masculino.
Em relação a atletas por escalão e no total das três especialidades da Patinagem, Conclui-se que o Escalão de infantis lidera com (85) Atletas, seguindo-se por esta ordem Iniciados (81), Benjamins (67), Iniciação (56), Juniores (44), Seniores (41) e Cadetes e Juvenis com (35 em cada escalão) atletas.
Por disciplina / Escalão concluímos o seguinte: Hóquei em Patins – Seniores (35), Juniores (28), Infantis e Iniciados (22 em cada escalão), Benjamins (14) e Juvenis (18).
Patinagem Artística – Iniciação e Infantis (56 Atletas em cada escalão), Benjamins (53), Iniciados (49), Cadetes (28), Juvenis (23), Juniores (8) e (6) Seniores.
Patinagem de Velocidade – Iniciados (10 Atletas), Juniores (8), e Infantis e cadetes (7 atletas em cada escalão).
Ao Nível de recursos humanos contamos com um grande crescimento, ou seja mais 11 Juízes e 14 calculadores de Patinagem Artística e cerca de mais 9 dirigentes no Hóquei em Patins.
Atualmente contamos com 24 treinadores Federados, sendo 14 de Patinagem Artística, 8 de Hóquei em Patins e 2 de Patinagem Velocidade.
O nosso conselho de arbitragem conta com 90 Árbitros /Juízes/ Calculadores , sendo 39 Juízes e 27 Calculadores de Patinagem Artística, 13 Árbitros de Hóquei em Patins e 11 Juízes de Patinagem de Velocidade.
A nível de Dirigentes Federados, somos 31, sendo 18 do Hóquei em Patins, 11 da Patinagem Artística e 2 da Patinagem de Velocidade.
A Associação de Patinagem de Ponta Delgada deseja a todos os seus atletas,Treinadores, Dirigentes, Árbitros, Juízes, amigos e simpatizantes, um 2016 repleto de felicidades e que cada um consiga concretizar todos os seus sonhos!!
APPD, 2016-01-03
Mais Notícias
-
TAÇA DA EUROPA DE PATINAGEM ARTÍSTICA
2025-11-07
-
MARIA SILVA CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE
2025-11-03
-
RODRIGO COELHO CONQUISTA MEDALHA DE OURO
2025-11-03
-
CAMPEONATO NACIONAL 2ª DIVISÃO l TORNEIO NACIONAL DE BENJAMINS
2025-10-30
-
EPPD VENCE O CAMPEONATO DA APSM - 2025
2025-10-26
-
TAÇA DA EUROPA DE PATINAGEM ARTÍSTICA - 2025
2025-10-18
-
CAMPEONATO DE PATINAGEM ARTÍSTICA DA APSM - 2025
2025-10-18
-
EPPD É CAMPEÃO DO CAMPEONATO DE S. MIGUEL - 2025
2025-10-13
-
CPR SAGRA-SE CAMPEÃO DO TORNEIO REGIONAL DE BENJAMINS 2025
2025-10-13
-
TORNEIO REGIONAL DE BENJAMINS & CAMPEONATO DE SÃO MIGUEL 2025
2025-10-03